Astronautas presos no espaço contam com as orações da igreja: “Confiamos em Deus”
- 07/08/2024
Dois astronautas cristãos contam com a oração da igreja enquanto estão na Estação Espacial Internacional, impossibilitados de voltar para casa devido a problemas técnicos.
Barry Wilmore e Tracy Dyson são astronautas da NASA e membros de uma igreja na área de Houston, a cerca de 16 quilômetros do Centro Espacial Johnson, nos Estados Unidos.
Durante os estudos bíblicos de quarta-feira e os cultos de domingo à noite, os membros da igreja reservam um momento para orar pelos astronautas, que estão no espaço, orbitando o planeta. Assim como muitos astronautas, eles mantiveram a fé quando foram lançados ao espaço.
“Deus nos usa de maneiras muito legais, e acho que sinto mais alegria no que faço pensando dessa forma”, disse Dyson, falando sobre seu trabalho no podcast "Bible Project" antes de seu lançamento em março na espaçonave russa Soyuz.
Segundo a Baptist Press, a missão de seis meses de Dyson não está prevista para terminar até setembro. Por outro lado, Wilmore e seu colega piloto de testes da NASA, Suni Williams, já deveriam ter retornado semanas atrás.
Eles estão ficando mais tempo do que o esperado devido a falhas nos propulsores e vazamentos de hélio no voo inaugural tripulado da cápsula Starliner da Boeing.
Wilmore e Williams estão confiantes de que a cápsula os trará de volta para casa com segurança; engenheiros ainda estão analisando os dados dos testes da Starliner.
Embora ainda não tenha data de retorno, os astronautas estão seguros a bordo da estação espacial.
Tommy Dahn, pastor da igreja de Dyson e Wilmore, explicou que são os dias de lançamento e retorno que aumentam suas preocupações e orações.
“Ficaremos atentos enquanto descobrimos quando isso vai acontecer”, disse Dahn, que está em contato próximo com Wilmore e sua esposa durante a última missão.
Confiança em Deus
Wilmore orou com os técnicos e Williams antes de embarcar no Starliner em cada tentativa de lançamento. O astronauta reconheceu os riscos do voo espacial — especialmente em um voo de teste como o dele.
“Nossas famílias têm sido parte disso desde o começo. Confiamos em um Deus soberano. Seja qual for o plano, estamos prontos para ele, seja lá o que for”, disse ele antes do voo.
Sobre os problemas técnicos, Deanna, esposa de Wilmore, afirmou: “Não estamos dizendo que isso significa que nada de ruim acontecerá ou que o Starliner trará Barry para casa em segurança, mas tudo o que o Senhor fizer será para o nosso bem e para Sua glória”.
A NASA informou que ajuda astronautas a permanecerem conectados à sua comunidade de fé.
Depois que Wilmore chegou à estação espacial no início de junho, ele e Dyson apareceram ao vivo por meio de um vídeo em um culto da Providence Baptist e deram à congregação um tour pela estação.
Segundo o pastor Dahn, Wilmore deu uma aula antes que ele e outros a bordo da estação espacial liderassem a congregação com o louvor “Amazing Grace”.
“É emocionante. Pensamentos sobre Deus vêm facilmente quando os astronautas mostram a Terra através da janela da estação espacial”, disse o pastor.
“É uma confirmação. Não quero ser grosseiro, mas isso nos faz rir dos 'Terraplanistas'”, acrescentou.
“Wilmore usa sua experiência no espaço para aumentar a compreensão das pessoas sobre suas crenças cristãs”, disse Dahn.
Wilmore é palestrante no ministério Answers in Genesis e administra o Museu da Criação, e o Ark Encounter, atrações evangélicas em Kentucky.
“Esses são indivíduos excepcionalmente talentosos, mas há mais neles do que apenas o que fazem em seu trabalho diário”, concluiu Corey Johnson, outro pastor.